Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não-Comercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Em Letras Pequeninas

Podem tirar a rapariga da farmácia, mas não podem tirar a farmácia da rapariga. Salvo seja…

Em Letras Pequeninas

Podem tirar a rapariga da farmácia, mas não podem tirar a farmácia da rapariga. Salvo seja…

18 de Novembro, 2022

Sportswashing

Inês R.

Parece só um daqueles estrangeirismos irritantes que se ouvem nos coffee-breaks entre o running matinal e a reunião de management.

Mas este, em particular, convém utilizar - e saber o seu significado.

Sportswashing serão todas as situações em que se utilizam eventos desportivos com a intenção de adoçar escândalos políticos ou pessoais de indivíduos, corporações ou mesmo países inteiros. Veja-se os Jogos Olímpicos da Alemanha Nazi, o Mundial de Futebol da Argentina ou o recente Mundial do Qatar.

É-nos pedido que relevemos todas as violações dos direitos humanos dos cidadãos e trabalhadores envolvidos porque... Fu-te-bol! Fu-te-bol! Fu-te-bol!

Mas é especialmente diabólico porque o desporto é algo que mexe com o povo como poucas coisas fazem, e nunca deveria ser utilizado como escudo protetor de crimes de corrupção e contra a vida humana.

Que tenhamos marcas de combustíveis fósseis a utilizar todas as técnicas de marketing que os seus milhões conseguem comprar para limpar as suas imagens, até percebo: é o capitalismo no seu melhor.

Agora, que hajam figuras importantes de um estado democrático a fazer comentários desdenhosos sobre um problema tão sério, já não acho tanta piada.

2 comentários

Comentar post