Se é Natural, Não Faz Mal
Não fossem os vestígios de gasolina, gesso, ou cimento – para mencionar só alguns exemplos – e tanto a heroína como a cocaína quase passavam por substâncias naturais. Senão vejamos, uma é extraída das papoilas e a outra das folhas da coca; mais natural que isto é impossível.
Ainda assim, duvido que alguém compare estas drogas pesadas ao seu chazinho de Cidreira, mas, só porque uma substância é natural, não significa que seja inofensiva e, na verdade, até um chá pode ter os seus efeitos adversos.
Com a exceção dos chás vendidos em saquetas doseadas, sempre que se faz um bule são colocadas, a olho, umas quantas folhas secas para fazer a infusão e, se hoje podem ir 5 gramas, amanhã podem ir umas 15, o que torna muito difícil saber a quantidade de substância ativa que se está a consumir em cada toma – isto quando se procura obter algum efeito, terapêutico ou não, como no caso do chá verde ou do hipericão.
E lá vem o conselho do costume: na dúvida é perguntar à malta da bata branca – mas, sim, o motor de busca mais próximo também ajuda.
Imagem: By formulatehealth - https://www.flickr.com/photos/189590028@N07/50191694386/, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=94015095