Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Em Letras Pequeninas

Podem tirar a rapariga da farmácia, mas não podem tirar a farmácia da rapariga. Salvo seja…

Em Letras Pequeninas

Podem tirar a rapariga da farmácia, mas não podem tirar a farmácia da rapariga. Salvo seja…

09 de Maio, 2022

PFAS + Raça Humana 4Ever

Inês Reis

A água potável – quando a ela temos acesso – esconde todo o tipo de perigos; o ar é irrespirável, especificamente nas zonas do globo onde habitam humanos; e a comida, se não é de plástico, é insustentável.

E agora nem posso apreciar os meus douradinhos de espinafres sem temer que o Teflon da frigideira anti-aderente me mate. (É bem feito, que devias fazê-los no forno!)

Estes PFAS’s (produtos químicos sintéticos presentes em quase tudo, incluindo 99% dos seres humanos), e que têm o Teflon como a sua celebridade mais conhecida, tornaram as nossas vidas muito mais fáceis, certo, mas também um cadito mais curtas.

A lista de potenciais problemas de saúde é liderada, por razões óbvias, pelos vários tipos de cancro que tiraram a vida a muitos dos trabalhadores e vizinhos da fábrica produtora do Teflon, que o inalaram e beberam durante décadas, mas há de tudo, desde problemas congénitos a distúrbios nervosos1.

E, certo, as consequências mais graves surgiram após exposição direta a elevadas concentrações do bicho durante longos períodos de tempo, mas não respirem já de alívio – ou respirem sequer… – porque estas substâncias têm a particularidade de ser tão difíceis de degradar que ganharam a fofa alcunha de “químicos eternos”.

Aos corajosos, aconselho o filme Dark Waters – Verdade Envenenada, disponível na RTP Play, AQUI, aos outros, sei lá, uma maratona de vídeos de gatos no Youtube pra limpar o palato.

1. Químicos Tóxicos ‘Eternos’ na Água Canalizada

8 comentários

Comentar post