Petição "Pelo Direito de Acesso ao Cinema em Portugal"
Pessoas com deficiência somos todos nós. Todos temos as nossas especificidadezinhas, sim, mas também estamos todos a uma ultrapassagem arriscada, a uma queda no chuveiro, ou a uma doença súbita de passarmos a ter necessidades especiais.
A falta de acessos, seja na via ou em edifícios públicos, é tão flagrante que é apenas mais um problema escondido à vista de todos, mas e todas as atividades de lazer que ficam por fazer porque a chatice não justifica o trabalho?
Todos os concertos ou peças de teatro que ficam por assistir porque envolvem todo um espetáculo só para que o espetador assuma o seu lugar; todos os filmes que ficam por ver porque não há legendas a acompanhar a história; todas as pessoas impedidas de participar cívica e culturalmente na sua própria sociedade.
O teatro municipal do meu concelho, por exemplo, foi remodelado há poucos anos e tem bons acessos às instalações e lugares definidos para pessoas com necessidades especiais (ainda que não tenha conhecimento que disponibilizem sessões para pessoas com problemas auditivos ou de visão), mas é necessário assegurar que o acesso à cultura esteja garantido para todos e em todo o lado (ainda que não, necessariamente, ao mesmo tempo).
Está, neste momento, a decorrer uma petição, que ainda necessita de assinaturas para chegar à Assembleia da República, a pedir que seja garantida a acessibilidade plena nas salas de cinema em Portugal e eu já assinei. Deixo aqui o link para a petição para que se possam informar e, espero, para a assinar, também.
"Porque a acessibilidade não é um privilégio, é um direito." - divulgue e assine a petição AQUI https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=acessoaocinema
P.S. - Enquanto escrevia este texto, encontrei um artigo, aqui mesmo no Sapo, que merece uma leitura atenta: "A deficiência não é limite: aqui o cinema é para todos - "Cinema com Sentido" é o mote que leva a Fundação MEO a alargar a parceria com a AMPLA, que promove a inclusão na cultura."