Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não-Comercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Em Letras Pequeninas

Podem tirar a rapariga da farmácia, mas não podem tirar a farmácia da rapariga. Salvo seja…

Em Letras Pequeninas

Podem tirar a rapariga da farmácia, mas não podem tirar a farmácia da rapariga. Salvo seja…

10 de Fevereiro, 2025

Petição "Pelo Direito de Acesso ao Cinema em Portugal"

Inês R.

Pessoas com deficiência somos todos nós. Todos temos as nossas especificidadezinhas, sim, mas também estamos todos a uma ultrapassagem arriscada, a uma queda no chuveiro, ou a uma doença súbita de passarmos a ter necessidades especiais.

A falta de acessos, seja na via ou em edifícios públicos, é tão flagrante que é apenas mais um problema escondido à vista de todos, mas e todas as atividades de lazer que ficam por fazer porque a chatice não justifica o trabalho?

Todos os concertos ou peças de teatro que ficam por assistir porque envolvem todo um espetáculo só para que o espetador assuma o seu lugar; todos os filmes que ficam por ver porque não há legendas a acompanhar a história; todas as pessoas impedidas de participar cívica e culturalmente na sua própria sociedade.

O teatro municipal do meu concelho, por exemplo, foi remodelado há poucos anos e tem bons acessos às instalações e lugares definidos para pessoas com necessidades especiais (ainda que não tenha conhecimento que disponibilizem sessões para pessoas com problemas auditivos ou de visão), mas é necessário assegurar que o acesso à cultura esteja garantido para todos e em todo o lado (ainda que não, necessariamente, ao mesmo tempo).

Está, neste momento, a decorrer uma petição, que ainda necessita de assinaturas para chegar à Assembleia da República, a pedir que seja garantida a acessibilidade plena nas salas de cinema em Portugal e eu já assinei. Deixo aqui o link para a petição para que se possam informar e, espero, para a assinar, também.

"Porque a acessibilidade não é um privilégio, é um direito." - divulgue e assine a petição AQUI  https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=acessoaocinema

P.S. - Enquanto escrevia este texto, encontrei um artigo, aqui mesmo no Sapo, que merece uma leitura atenta: "A deficiência não é limite: aqui o cinema é para todos - "Cinema com Sentido" é o mote que leva a Fundação MEO a alargar a parceria com a AMPLA, que promove a inclusão na cultura."

6 comentários

Comentar post