Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Em Letras Pequeninas

Podem tirar a rapariga da farmácia, mas não podem tirar a farmácia da rapariga. Salvo seja…

Em Letras Pequeninas

Podem tirar a rapariga da farmácia, mas não podem tirar a farmácia da rapariga. Salvo seja…

21 de Junho, 2021

Equipa do Coração

Inês Reis

1046px-Athletics_and_football_(1894)_(14777984175)

Geralmente, não preciso de ver um jogo da selecção para saber como está o resultado. Basta-me ouvir os gritos que atravessam a casa – e a vizinhança, acredito – e fazer as devidas deduções.

Todos conhecemos aquela pessoa que parece estar a um fora-de-jogo mal marcado de ter um ataque cardíaco em todas as partidas de futebol a que assiste, mas, então, não é que há, mesmo, uma maior probabilidade de se ter um evento cardiovascular potencialmente fatal por causa do desporto rei…?

Se soubesse que fazia alguma diferença, mostrava ao meu pai – exemplo claro dos espécimes acima referidos – um dos estudos ou artigos que abordam esta questão, mas é muito difícil rebater o argumento de que ele está só a “apreciar o jogo”.

É certo que indivíduos com problemas cardíacos terão maior predisposição para sofrer um evento agudo numa qualquer situação de stresse elevado – o que não acontece apenas quando o Benfica perde em casa com o lanterna-vermelha – mas, ainda assim, seria importante saber como limitar este tipo de reacções extremas a situações que, convenhamos, não trazem nenhum benefício para as nossa vidas, para além dos dois dias de gabarolice nas redes sociais depois duma vitória.

E já que o argumento de que “o futebol é só um jogo” raramente funciona, talvez tornando a ameaça de um ataque cardíaco mais real faça alguma mossa. Salvo seja.

Can Watching Sports Be Bad For Your Health? – Harvard Health Publishing

The association between watching football matches and the risk of cardiovascular events: A meta-analysis - Pubmed

Imagem: By Unknown author - Scanned from Athletics and Football, by Montague Shearman, edited by Longmans, Greens & Co, London, 1894, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=42146631

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.