Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não-Comercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Em Letras Pequeninas

Podem tirar a rapariga da farmácia, mas não podem tirar a farmácia da rapariga. Salvo seja…

Em Letras Pequeninas

Podem tirar a rapariga da farmácia, mas não podem tirar a farmácia da rapariga. Salvo seja…

07 de Julho, 2022

Eau de Torneira

Inês R.

Tenho para mim que é psicológico.

A água engarrafada não sabe particularmente melhor nem é mais segura (explico melhor daqui a uns parágrafos), pelo que só pode ser o mesmo argumento usado pela malta a quem o café “só sabe bem se em chávena de louça”.

E atenção que eu sei bem o que isto é (a Perturbação Obsessivo-Compulsiva não me deixa atirar nem a primeira nem a segunda pedra a ninguém), mas, então, a solução existe e é bastante simples: será colocar a água da torneira num copo ou garrafa reutilizável antes de a beber.

Pode não ser o caso em absolutamente todos os concelhos do país, mas, em grande parte, a água da torneira é segura e bem boa para consumo. Eu que o diga. Fonte 1

Já as águas engarrafadas (minerais naturais ou de nascente) podem ou não estar próprias para consumo, uma vez que, pela própria exigência da lei, não podem sofrer nenhum tipo de tratamento químico. Fonte 2

Eu sei que neste momento estão a pensar: “Mas, ó Inês, sem químicos é que é bom!”

Seria se não houvesse uma imensidão de doenças causadas por agentes patogénicos que curtem bué de nadar nas correntezas da auga nacional (e do mundo). E o controlo do processo de captura destas águas para engarrafamento nunca pode ser garantido para todas as garrafas, já cada copo cheio com água da torneira tem a mesma garantia que o seguinte.

Se tudo isto não servir de incentivo, peço-vos que pensem um bocadito na quantidade de plástico e dinheiro que se poupa ao optar pela bela da Eau de Torneira.

15 comentários

Comentar post