É Uma Casa Portuguesa, Com Certeza
À boa moda Portuguesa, é comum ouvir pelo café alguém comentar, com orgulho, que há Tugas a dar cartas em todo o mundo, e, no mesmo parágrafo, criticar a quantidade de estrangeiros que há por cá.
Quer tenham noção disso ou não, são opiniões saturadas de preconceito, onde se destaca a ideia de que há imigrantes de categorias diferentes e os que se parecem conosco pertencerão sempre a um patamar mais elevado.
Acontece que muitos dos argumentos para a discriminação se sustentam em pouco mais do que numa história mal contada, ouvida de um conhecido que tem um familiar cuja filha... Mas, ainda assim, se colam rótulos de vilãs às pessoas que vêm em busca de uma vida melhor, para si e para os seus, e que, bastas vezes, se sujeitam a condições sub-humanas para o fazer.
Se haverão exceções que confirmam a regra? Claro. Há más pessoas de todas as nacionalidades, incluindo a nossa. Mas os dados oficiais não deixam margem para dúvidas: a imigração é algo de positivo para o país.
E, pessoalmente, gosto muito de receber boas notícias; em particular, numa altura tão conturbada da história da humanidade (como parecem ser todas...).
"Cometem crimes? Vivem de subsídios? Ganham bem? 8 mitos sobre imigrantes em Portugal" - CNN Portugal - Fonte
"E se à porta humildemente bate alguém, senta-se à mesa com a gente"