Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Em Letras Pequeninas

Podem tirar a rapariga da farmácia, mas não podem tirar a farmácia da rapariga. Salvo seja…

Em Letras Pequeninas

Podem tirar a rapariga da farmácia, mas não podem tirar a farmácia da rapariga. Salvo seja…

25 de Janeiro, 2021

Covipocondria

Inês Reis

A_hypochondriac_with_something_in_his_eye._Coloure

Co.vi.po.con.dri.a

Substantivo inventado

A sensação parva de estar com Covid-19 de cada vez que sentimos o mais leve dos desconfortos. O que inclui, mas não está limitado a, uma dorzita de cabeça, uma comichão na garganta ou, deus nos livre, um espirro.

 

E esta “perturbação” tem a característica particular de não discriminar ninguém.

Se, em tempos idos, era fácil troçar de um hipocondríaco que se auto-diagnosticava com um tumor no cérebro à primeira enxaqueca, agora, que vivemos todos debaixo o mesmo telhado de cristal, há que ter tento na língua.

Mas, a verdade, é que a pandemia fez disparar os níveis de ansiedade, até do mais calmo dos monges Budistas, e se a saúde mental dos Portugueses já era um problema antes de um vírus mortal se espalhar pelo planeta - à la filme de Hollywood - não podemos esperar que, por milagre, essa mesma população consiga lidar com um situação extrema, como a que se vive atualmente, sem consequências.

Não trago soluções, nem “10 dicas para combater a depressão,” até porque nenhuma publicação online substituí uma terapia personalizada, mas nunca é demais lembrar que a saúde mental não deve ser descurada; e, não, uma ida ao psicólogo ou ao psiquiatra não faz de nós “maluquinhos”.

Agora vão lá “googlar” os “sinais e sintomas mais raros da Covid-19” pela milionésima vez esta semana, que eu vou fazer o mesmo.

Imagem: "A hypochondriac with something in his eye" By https://wellcomeimages.org/indexplus/obf_images/6e/17/e0a1cbc4d73c67589403fbb6c714.jpgGallery: https://wellcomeimages.org/indexplus/image/V0015885.htmlWellcome Collection gallery (2018-03-22): https://wellcomecollection.org/works/b83zdp7z CC-BY-4.0, CC BY 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=36497613

2 comentários

Comentar post