Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Em Letras Pequeninas

Podem tirar a rapariga da farmácia, mas não podem tirar a farmácia da rapariga. Salvo seja…

Em Letras Pequeninas

Podem tirar a rapariga da farmácia, mas não podem tirar a farmácia da rapariga. Salvo seja…

01 de Abril, 2021

Amarelo Micose

Inês Reis

Healthy_feet.jpg

Não será o tom ideal para pintar as paredes do quarto (talvez as da sala com a lareira que “defuma” mal) mas todos o reconhecemos como prenúncio de uma chatice de morte.

A maioria dos afetados prefere mesmo ignorar o amarelar das unhas, durante meses a fio, e há até quem opte por pintá-las durante os meses de Verão na esperança vã de que o problema desapareça lá para Outubro.

Mas, quando o assunto é uma onicomicose, quanto mais depressa começarmos a tratar a infeção, menos tempo teremos de dedicar à causa. E todos concordarão que há causas melhores às quais dedicar três a doze meses da nossa vida – eu aceitaria receber de presente três cachorrinhos por treinar num quinto andar sem elevador antes de escolher uma micose das unhas para tratar.

E, não, não estou a exagerar só para assustar a malta, contudo, se estão, neste momento, a ler isto e a pensar que nenhum dos muitos tratamentos que fizeram durou tanto tempo, são a prova viva de que poucas pessoas seguem o dito até ao fim.

O meu conselho? Que falem com o vosso médico ou farmacêutico (é cliché porque é verdade) e, caso necessário, iniciem o tratamento o mais rapidamente possível, seja com medicamentos sujeitos ou não sujeitos a receita médica – há uma panóplia deles à vossa disposição, desde que não haja contra-indicações que vos impeça de os utilizar (veem como o médico e o farmacêutico dão jeito?).

Depois é respirar fundo, ganhar coragem, e marcar encontro com as unhas dos pés uma ou duas vezes por semana durante nunca menos de três meses.

E boa sorte!

Link para a página das Farmácias Portuguesas sobre Fungos nas Unhas, aqui.

Imagem: By The original uploader was Lorenz kerscher at English Wikipedia. - Transferred from en.wikipedia to Commons., CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1920056

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Inês Reis

    02.04.21

    Oh, sim, os chinelos são um bom truque. Principalmente, em balneários públicos, que é onde se apanham estes "bichos," geralmente.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.