Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Em Letras Pequeninas

Podem tirar a rapariga da farmácia, mas não podem tirar a farmácia da rapariga. Salvo seja…

Em Letras Pequeninas

Podem tirar a rapariga da farmácia, mas não podem tirar a farmácia da rapariga. Salvo seja…

14 de Junho, 2021

À Sua Saúde

Inês Reis

500px-J-3003-SPT-94-04-0004-0794_-_SETAF_HISTORICA

Eu abro uma torneira. Ela falta à escola para caminhar durante horas e trazer alguns litros de água suja para a família. Eu puxo o autoclismo. Ela evita aliviar-se na rua depois de escurecer para não ser apanhada por predadores.

Em todo o mundo, mais de setecentos milhões de pessoas não têm acesso a água potável. E, infelizmente, as doenças resultantes do consumo de água contaminada conseguem matar mais pessoas que os conflitos armados.

As mulheres e meninas são as principais responsáveis pela coleta de água, o que não só as impede de estudar e trabalhar a tempo inteiro como acarreta imensos perigos.

E se a responsabilidade de garantir o acesso a água potável e a uma rede de esgotos funcional deveria ser dos próprios governos, a realidade é que comunidades inteiras dependem da solidariedade alheia.

Organizações como a Charity: Water ou a Water.org direcionam os donativos que recebem para garantir o acesso a água potável a estas pessoas e, assim, transformar as suas vidas e as das gerações futuras.

Qualquer doação ajuda, mesmo que não possamos assumir o compromisso de o fazer mensalmente, e há mesmo a opção de “doar” o nosso aniversário à causa.

Para uma análise imparcial destas organizações podem consultar os sítios Charity Navigator ou Charity Watch.

Imagem: By US Army Africa from Vicenza, Italy - J-3003-SPT-94-04-0004-0794 - SETAF HISTORICAL IMAGE ARCHIVE, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=70444617

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Inês Reis

    14.06.21

    É verdade. É tão, tão frustrante saber que ainda há tanta gente a viver assim. Fazes muito bem falar sobre estes assuntos com o teu filho. E obrigada pela mensagem, Sandra!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.