Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Em Letras Pequeninas

Podem tirar a rapariga da farmácia, mas não podem tirar a farmácia da rapariga. Salvo seja…

Em Letras Pequeninas

Podem tirar a rapariga da farmácia, mas não podem tirar a farmácia da rapariga. Salvo seja…

20 de Maio, 2021

A Pairar Desde 1993

Inês R.

Ancient-roman-squat-toilets.jpg

O ano de 1993 trouxe-me muitas coisas boas: as primeiras férias em família, uma estação de televisão interirinha, para juntar às outras três, e a música dos Ace of Base.

Mas, infelizmente, o meu ingresso no segundo ciclo do ensino básico coincidiu, também, com o início do meu calvário a pairar sobre sanitas de casas-de-banho públicas por esse Portugal a fora.

Na altura, foi por pura necessidade; as sanitas da minha escola não tinham assento (talvez porque a direção já se tinha fartado de os substituir) e, para além de estarem quase sempre apenas quase limpas, havia o problema do meu rabiosque de nove anos não ser suficientemente grande para evitar que fosse engolida pelo sifão.

De escola pública em escola pública, lá fui aperfeiçoando a arte de pairar sobre sanitas – com um ou outro incidente pelo caminho – e faço-o até aos dias de hoje.

Há quem diga que, na verdade, estas casas-de-banho acabam por estar mais limpas que as nossas lá de casa, pelo número de vezes que são desinfetadas por dia, mas, talvez pela minha ansiedade, em geral, (e pela minha POC, em particular) não consigo evitar fazê-lo.

A alternativa (pelo menos, na minha cabeça) seria fazer uma “cama” de papel higiénico antes de me sentar, mas também não me sinto bem a desperdiçar tanto papel.

Em conclusão, parece-me que vou continuar a pairar por aí, por muitos anos, ainda.

Quem mais se confessa pertencer à irmandade?

Imagem: Picture of squatter superimposed on Roman public toilets - By Jonathan108 - Own work, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=5175015

21 comentários

Comentar post