A Bebida Azul
Por acaso, a original continha sumo de limão (para disfarçar o sabor dos sais), mas no imaginário da maioria de nós, a Gatorade, ou as bebidas isotónicas, em geral, são azuis.
Podemos, frequentemente, ver atletas de alta competição (assim como os de fim de semana) a beber destas garrafas com líquido colorido e não porque faz pandã com o equipamento, mas porque é deveras importante hidratar e repor os eletrólitos perdidos durante o esforço físico, principalmente, em condições de muito calor e humidade. (Fonte)
Foi na Unversidade da Flórida (EUA), em 1965, que a Gatorade foi inventada, por cientístas da instituição, na busca de uma solução para as perdas de rendimento dos jogadores da sua equipa de Futebol Americano, os Gators. E o nome comercial quase se escolheu a si próprio. (Fonte)
Dali para o mundo foi um saltinho que rendeu, e continua a render, milhões.
Os estudos mostram que é impossível repor todas as perdas que ocorrem no corpo de um atleta após hora e meia de esforço continuado, mas estas soluções líquidas constituíram uma importante mudança no mundo da medicina desportiva. (Fonte)
Por isso, vai um gole à nossa saúde!